Tipos de inflação
Inflação de demanda
- Defendida por duas correntes:
- Corrente monetarista,
- Corrente fiscalista;
- Excesso de demanda em relação à produção disponível;
- Surge quando a economia beira o pleno emprego;
- O excesso de demanda pode ser resultado de expansão monetária decorrente de déficit público não financiado por poupança privada (o governo gasta mais e paga emitindo moeda, em vez de emitir títulos). O saldo monetário das famílias cresce, e a demanda também. Como a oferta é relativamente rígida, em curto prazo, os preços tendem a subir;
- Monetaristas: política monetária para combater a inflação;
- Fiscalistas: política fiscal ou de renda (e.g., congelamento de preços e de salários)
Inflação de custos
- Também considerada como inflação de oferta;
- Decorre do aumento de custos das firmas repassados para os preços dos bens e serviços;
- Exemplos de inflação de custos:
- Aumento no preço das matérias-primas;
- Aumento salarial não correspondente maior do que a variação da produtividade marginal do trabalho;
- Elevação da taxa de juros;
- Concepção estruturalista de inflação (um caso específico de inflação de custo):
- Problema comum às economias latino-americanas;
- Industrialização e urbanização excessivamente aceleradas trouxeram incapacidade do setor agrícola (responsável por fornecer alimentos aos trabalhadores de atividades não-agrícolas) em atender à demanda. Deste modo, produziram-se pontos de estrangulamento, que elevaram os preços dos produtos primários, por sua vez, repassados aos preços dos produtos finais.
- Como os respectivos governos estimularam sistematicamente a indústria, o consequente aumento do preço da cesta básica pressionou os salários implicou maiores custos aos produtores de bens industrializados ao longo de todo o processo de industrialização. Esses custos foram repassados aos preços desses produtos devido à estrutura oligopolizada do mercado.
- Pontos de estrangulamento
Bens e serviços intermediários, cuja oferta não pode ser ampliada no curto prazo, limitando a produção de outros setores e provocando elevação no preço dessas mercadorias.
- Mecanismos de propagação
Forma pela qual os choques de oferta (restrições abruptas na oferta) decorrentes dos pontos de estrangulamento se transformem em processo inflacionário, i.e., mecanismo que permite que os choques de oferta sejam repassados para os preços, fazendo que a inflação se perpetue.
Consequências da inflação
- Provoca distorções na alocação de recursos da economia, porquanto os preços relativos deixam de ser sinalizadores da escassez e dos custos relativos de produção. Sem inflação, sabe-se que um produto custa X reais e outro custa Y reais; o preço relativo desses produtos é X/Y. Esses preços relativos são fundamentais para a tomada de decisão dos agentes. A decisão de consumo e de produção de um determinado bem é tomada, em parte, pelo preço relativo. Com o preço relativo, sabe-se se esse bem está caro ou não. A inflação faz que os agentes não consigam estimar satisfatoriamente os preços relativos. Diante da incapacidade de mensuração de custos e receita, fica comprometida a eficiência dos mecanismos de alocação de recursos do mercado. Por conseguinte, pode haver um desincentivo ao consumo e ao investimento.
- Pode levar a uma busca da moeda estrangeira como reserva de valor e provocar fuga de capitais.
- Inflação é transferência negativa de renda, i.e., no Brasil e nos países não desenvolvidos, a inflação provoca a concentração de renda. Quando há inflação, os empresários reajustam o preço de suas mercadorias antes de reajustar os salários de seus funcionários. Mês a mês, os trabalhadores perdem poder de compra no momento do reajuste de preços. Ademais, a inflação, ao longo do mês, implica, necessariamente, uma perda do poder de compra da maioria dos trabalhadores, que não possui conta em banco e não pode se proteger da do aumento dos preços nesse intervalo.
- Efeito Tanzi (TPS 2008): A inflação corroi o valor da arrecadação fiscal do governo, pela defasagem entre o fato gerador e o recolhimento dos impostos. Em um sistema tributário imperfeitamente indexado e onde existe defasagem temporal entre o fato gerador e a coleta do imposto, quanto maior a inflação, menor será a receita tributária. O efeito Tanzi foi extraordinariamente forte na Alemanha de 1922/23
Custos de transação: famílias e firmas incorrem em um aumento significativo dos custos para determinar o preço (e o preço relativo) dos bens e serviços. Custo de transação é o custo incorporado por terceiros em uma transação econômica. Os custos de transação, impostos, por exemplo, causam impacto sobre a oferta e demanda de um mercado, pois o valor pago pelo comprador não é inteiramente repassado ao vendedor
Nenhum comentário:
Postar um comentário